Queridos Leitores

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes, Divulgando nosso projeto de estágio e como temos desenvolvido no decorrer das semanas. Estamos sempre abertos a sugestões e críticas que nos ajudaram crescer profissionalmente, pois entendemos que essa fase é de suma importância para nossa formação.

"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”

Paulo Freire

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
CAMPUS INHUMAS
CURSO DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM EDUCAÇÃO INFANTIL
PLANO DE AULA II 15/09/2014

Campo de pesquisa: CMEI Maria Caetano – Inhumas - Goiás
Agrupamento: Maternal II
Profª. Coordenadora: Valdirene Oliveira
Estagiários: Crizelde Maria, Diná Pereira, Natacha Katiuscia, Raphael Rodrigues e Ursula Cardoso.

Tema do dia:
Música e arte na Educação Infantil

Justificativa:
Este plano de aula está embasado no Projeto de trabalho do Estágio Supervisionado I “Aprendendo e brincando com as diferentes linguagens”. Nesta proposta pretendemos estimular a imaginação, a criatividade e a autonomia das crianças, por meio da música, arte e da brincadeira. Portanto, as atividades que serão trabalhadas  estão amparadas nas DCNEI’s (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil) que definem que as atividades  pedagógicas das instituições de Educação Infantil  devem ter como objetivo garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à  proteção, à saúde, a liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
As projeções para o segundo encontro de regência no maternal II do CMEI Maria Caetano foram planejadas no intuito de   potencializar o desenvolvimento sensório-motor, cognitivo demonstrados pelas crianças, como um vasto campo a ser explorado pedagogicamente, conforme  as observações do estágio. A arte, a música e o brincar na Educação Infantil têm se tornado o principal apelo na vida das crianças, já que brincadeiras em casa e na rua se tornaram tão raras. É com base nessas premissas  que pretendemos introduzir esta proposta de trabalho.
Deste modo, nossa intenção é criar espaços em que a criança se sinta à vontade para criar situações que as favoreça no processo de conhecimento. As atividades serão desenvolvidas em dois momentos, o primeiro fazendo alterações na disposição das mesas e cadeiras, e o outro desenvolvendo atividades extra-sala, tornando possível o trabalho com brinquedos e músicas ao ar livre, pois estes recursos serão importantes incentivos para o poder de escolha favorecendo a autonomia das crianças.
Segundo Friedmann (2012), hoje em dia, as crianças se ressentem do vazio causado pela ausência dos pais, justamente em um dos períodos mais preciosos da vida de seus filhos: a infância. Nas grandes cidades, pais de todas as classes econômicas trabalham fora de casa e deixam seus filhos em instituições de Educação Infantil ou sob a supervisão de cuidadores substitutos. Assim o contato afetivo e o acesso a infância ficam comprometidos, portanto é de suma importância que as instituições se apropriem da sua função precípua e zelem, no sentido de proporcionar momentos que resgatam o cuidar, brincar e educar, de forma prazerosa, harmônica, conhecimento com liberdade.
Esperamos que nossa proposta possa atender as crianças de forma igualitária, garantindo acesso ao conhecimento significativo, e que cada criança tenha a possibilidade de “florescer” a seu próprio tempo.
Durante o banho será colocada música que incentive a autonomia das crianças em sua higienização.
Para o lanche e o jantar, a proposta é de garantir que o processo se desenvolva de maneira autônoma pelas crianças, criando possibilidades para que criança tenha acesso à comida de forma livre, independente, criando o habito de independência.


Objetivo Geral:
Utilizar a linguagem musical e a arte como instrumento de aprendizagem e conhecimento.

Objetivo Específico:
- Desenvolver a liberdade e autonomia no processo do conhecimento;
- Trabalhar a interdisciplinaridade (música, arte e meio ambiente);
- Trabalhar a arte (textura, cor e movimento);
- Estimular a paciência, determinação, cooperação e a socialização;

Métodos e Estratégias:
Após o despertar, as crianças assistirão a apresentação da música “O Rato” do grupo musical “Palavra Cantada”, após  será servido o lanche, depois teremos uma conversa inicial com as crianças através de uma roda, vamos articular questionamentos sobre os personagens da história, em seguida vamos propor uma atividade com tinta, neste momento as crianças terão a oportunidade de se expressar seu entendimento sobre a história contada na peça teatral. No segundo momento a brincadeira será dirigida através brinquedos (bonecas e roupas, mini salão de beleza, carinhos e bolas, corda, “amarelinha” e cantigas de roda) neste momento as crianças irá exercer o seu papel de infante, direito a expressar-se de maneira autônoma.

Materiais:
- Papel A4;
- Tinta Guache;
- EVA;
- TNT;
- Aparelho de som;
- Fita crepe;
- Brinquedos diversos;

Avaliação:
A avaliação das crianças ocorrerá através de uma roda de conversas, dirigida pelos professores. Será entregue as crianças duas “carinhas”, uma identificando “alegria” e “outra tristeza”, esta carinha será entregue para cada criança (uma por vez) no corpo de um boneco, será questionado à criança o porquê de sua escolha e a criança terá oportunidade de responder.
A avaliação dos estagiários será feita através de registros manuais que posteriormente fará parte de um relatório que possibilitará observar refletir as condutas (erros e acertos) a cerca da regência. Também será observada a forma em que as crianças buscaram em explicar e ajudar os colegas, identificar as crianças que buscaram alternativas para os desafios propostos, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor.

Referências:

CARBINATTO, Michele Viviene; HADICH, Polyana Maria Junqueira. Corpo em movimento na Educação Infantil. São Paulo: Telos, 2012. 192 p.

FRIENDMANN, Adriana. O brincar na Educação Infantil. Observação, adequação e inclusão. São Paulo: Moderna, 2012. 175 p.


PONSO, Caroline Cao. Música em Diálogo, ações interdiciplinares na Educação Infantil. Porto Alegre: Sulina, 2008. 78 p.

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