UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE GOIÁS
CAMPUS
INHUMAS
CURSO
DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO II EM EDUCAÇÃO INFANTIL
PLANO
DE AULA II 15/09/2014
Campo de pesquisa: CMEI
Maria Caetano – Inhumas - Goiás
Agrupamento: Maternal
II
Profª.
Coordenadora: Valdirene Oliveira
Estagiários:
Crizelde
Maria, Diná Pereira, Natacha Katiuscia, Raphael Rodrigues e Ursula Cardoso.
Tema do dia:
Música e arte na Educação Infantil
Justificativa:
Este
plano de aula está embasado no Projeto de trabalho do Estágio Supervisionado I
“Aprendendo e brincando com as diferentes linguagens”. Nesta proposta
pretendemos estimular a imaginação, a criatividade e a autonomia das crianças,
por meio da música, arte e da brincadeira. Portanto, as atividades que serão trabalhadas estão amparadas nas DCNEI’s (Diretrizes
Curriculares Nacionais para Educação Infantil) que definem que as atividades pedagógicas das instituições de Educação
Infantil devem ter como objetivo
garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação
de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito
à proteção, à saúde, a liberdade, à
confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação
com outras crianças.
As
projeções para o segundo encontro de regência no maternal II do CMEI Maria
Caetano foram planejadas no intuito de potencializar o desenvolvimento
sensório-motor, cognitivo demonstrados pelas crianças, como um vasto campo a
ser explorado pedagogicamente, conforme as observações do estágio. A arte, a música e
o brincar na Educação Infantil têm se tornado o principal apelo na vida das
crianças, já que brincadeiras em casa e na rua se tornaram tão raras. É com
base nessas premissas que pretendemos
introduzir esta proposta de trabalho.
Deste
modo, nossa intenção é criar espaços em que a criança se sinta à vontade para
criar situações que as favoreça no processo de conhecimento. As atividades
serão desenvolvidas em dois momentos, o primeiro fazendo alterações na
disposição das mesas e cadeiras, e o outro desenvolvendo atividades extra-sala,
tornando possível o trabalho com brinquedos e músicas ao ar livre, pois estes
recursos serão importantes incentivos para o poder de escolha favorecendo a
autonomia das crianças.
Segundo
Friedmann (2012), hoje em dia, as crianças se ressentem do vazio causado pela
ausência dos pais, justamente em um dos períodos mais preciosos da vida de seus
filhos: a infância. Nas grandes cidades, pais de todas as classes econômicas
trabalham fora de casa e deixam seus filhos em instituições de Educação
Infantil ou sob a supervisão de cuidadores substitutos. Assim o contato afetivo
e o acesso a infância ficam comprometidos, portanto é de suma importância que
as instituições se apropriem da sua função precípua e zelem, no sentido de proporcionar
momentos que resgatam o cuidar, brincar e educar, de forma prazerosa,
harmônica, conhecimento com liberdade.
Esperamos
que nossa proposta possa atender as crianças de forma igualitária, garantindo
acesso ao conhecimento significativo, e que cada criança tenha a possibilidade
de “florescer” a seu próprio tempo.
Durante
o banho será colocada música que incentive a autonomia das crianças em sua higienização.
Para
o lanche e o jantar, a proposta é de garantir que o processo se desenvolva de
maneira autônoma pelas crianças, criando possibilidades para que criança tenha
acesso à comida de forma livre, independente, criando o habito de
independência.
Objetivo
Geral:
Utilizar
a linguagem musical e a arte como instrumento de aprendizagem e conhecimento.
Objetivo
Específico:
- Desenvolver
a liberdade e autonomia no processo do conhecimento;
- Trabalhar
a interdisciplinaridade (música, arte e meio ambiente);
-
Trabalhar a arte (textura, cor e movimento);
-
Estimular a paciência, determinação, cooperação e a socialização;
Métodos
e Estratégias:
Após
o despertar, as crianças assistirão a apresentação da música “O Rato” do grupo
musical “Palavra Cantada”, após será
servido o lanche, depois teremos uma conversa inicial com as crianças através
de uma roda, vamos articular questionamentos sobre os personagens da história,
em seguida vamos propor uma atividade com tinta, neste momento as crianças terão
a oportunidade de se expressar seu entendimento sobre a história contada na
peça teatral. No segundo momento a brincadeira será dirigida através brinquedos
(bonecas e roupas, mini salão de beleza, carinhos e bolas, corda, “amarelinha”
e cantigas de roda) neste momento as crianças irá exercer o seu papel de
infante, direito a expressar-se de maneira autônoma.
Materiais:
-
Papel A4;
-
Tinta Guache;
-
EVA;
-
TNT;
-
Aparelho de som;
-
Fita crepe;
-
Brinquedos diversos;
Avaliação:
A
avaliação das crianças ocorrerá através de uma roda de conversas, dirigida
pelos professores. Será entregue as crianças duas “carinhas”, uma identificando
“alegria” e “outra tristeza”, esta carinha será entregue para cada criança (uma
por vez) no corpo de um boneco, será questionado à criança o porquê de sua
escolha e a criança terá oportunidade de responder.
A avaliação dos estagiários será feita através de
registros manuais que posteriormente fará parte de um relatório que
possibilitará observar refletir as condutas (erros e acertos) a cerca da
regência. Também será observada a forma em que as crianças buscaram em explicar
e ajudar os colegas, identificar as crianças que buscaram alternativas para os
desafios propostos, levando em consideração os processos vivenciados pelas
crianças, resultado de um trabalho intencional do professor.
Referências:
CARBINATTO,
Michele Viviene; HADICH, Polyana Maria Junqueira. Corpo em movimento na Educação Infantil. São Paulo: Telos, 2012.
192 p.
FRIENDMANN,
Adriana. O brincar na Educação Infantil.
Observação, adequação e inclusão. São Paulo: Moderna, 2012. 175 p.
PONSO,
Caroline Cao. Música em Diálogo, ações
interdiciplinares na Educação Infantil. Porto Alegre: Sulina, 2008. 78 p.